terça-feira, 11 de abril de 2017

PLANO DE FORMAÇÃO 2017


Contextualização

No planejamento inicial do corrente ano, a equipe diretiva analisou com o coletivo de profissionais a avaliação Institucional de 2016 e assim, foi possível observar que três sub-itens do item Articulação entre a cultura infantil e os conhecimentos científicos e não científicos ficaram em amarelo.  Assim, avaliando os referidos sub-itens, atentamos ao fato de quê as  profissionais estão tendo dificuldade em “ouvir” as crianças e ainda de propor as elas situações desafiadoras que gerem projetos de trabalho significativos que ampliem, diversifique e complexifique os conhecimentos das mesmas. 
No que se refere ao item Ação Pedagógica intencional/ Planejamento Semanal e Coletivo outros três sub-itens ficaram em amarelo. Estes se referem  ao trabalho professor regente quanto ao seu planejamento diário e a reflexão do mesmo para um próximo planejamento. 
E por fim, o item Processo Reflexivo sobre o próprio trabalho e sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças que dos cinco sub-itens, 3 ficaram em amarelo, todos voltados para o trabalho dos servidores registros e reflexão. 
Assim a equipe diretiva, a apoio pedagógico e coletivo de profissionais fazendo uma análise crítica desta avaliação percebeu que o grupo está com dificuldade de compreender parte de suas atribuições e principalmente de refletir sobre o próprio trabalho.
Desta forma, pensamos em um plano de formação que dê conta de ampliar a capacidade dos profissionais em reconhecer e realizar todas suas atribuições e ainda refletir sobre elas, para então compreender sua importância para cotidiano da Instituição e ainda para formação integral das crianças as quais atendemos. 

Problematização


Como materializar a prática cotidiana por meio de uma constante reflexão, que venha
redimensionar o trabalho do CMEI, garantindo o desenvolvimento integral das crianças?


 Questões mediadoras


·         As educadoras tem entendimento da importância do registro como forma de sistematização do seu trabalho pedagógico, ou seja, sabem por que e para quem elas registraram?

·         De que forma o planejamento e o registro reflexivo diário podem contribuir com as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças?

·         Como garantir que as vivências e experiências trazidas pelas crianças contribuam para construção de novos conhecimentos, de forma que isso fique expresso no planejamento diário?

·         Como as educadoras estão fazendo uso da fala das crianças como recurso reflexivo para elaboração de novas ações?

·         Como organizar momentos para que a escuta sensível da criança seja garantida diariamente?


Planejamento das ações formativas

Acreditando no estudo como forma de emancipação dos conhecimentos cognitivos desta forma, planejamos e organizamos nossas ações formativas através de:

  • ·         A primeira ação é realizar com o grupo de servidores um levantamento de conhecimentos prévios através de um questionário. (Anexo I);
  • ·         Serão realizados momentos de estudos de textos que objetivará responder as questões mediadoras. Estes serão lidos e estudados nos Planejamentos semanais com professoras regentes e auxiliares de atividades educativas e nos Planejamentos mensais com todos os servidores. Após a leitura e discussão dos textos, serão propostas algumas estratégias que levem os servidores a refletirem sobre sua prática pedagógica. Essas estratégias poderão ser seminários, questionários, análise de atitudes práticas no agrupamento e/ou outras que surgirem ao longo do percurso.·         Discussões coletivas apontando os conhecimentos adquiridos e como os mesmos serão ressignificados no cotidiano.
  •          Palestra com a Professora Mestre Adriana Aparecida Rodrigues da Silva que compartilhará conosco seus conhecimentos e experiências sobre o Primeiro Capítulo da PPP Crianças e Infâncias em Cena.
  •  ·         Palestra com a Gerente de Educação Infantil Eneida Amorim dos Anjos Alves de Melo que compartilhará conosco seus conhecimentos e experiências sobre Ação Educativa e Ação Pedagógica, no que se refere principalmente à reflexão do próprio trabalho.
  •  ·         Estabelecer relação entre teoria e a prática através das ações registradas no caderno de planejamento semanal.
  •  ·         Registros individuais sobre o tema em estudo destacando mudanças perceptíveis na prática cotidiana.


Registro e avaliação do percurso

  
Os registros do Plano de formação serão feitos através de:

  Questionários individuais sobre os estudos realizados;

 Observação de fotografias e vídeos que possam contribuir para avaliação do trabalho realizado;

  Análise dos planejamentos diários nos quais deverão aparecer mudanças significativas;

Avaliação do percurso do plano de formação ao final do primeiro semestre;
Autoavaliação dos servidores no que se refere sua participação nos estudos realizados ao final do primeiro e segundo semestre do corrente ano;

Reiteramos que a avaliação será processual e contínua, valorizando todo o processo.




 Textos a serem estudados


GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e Crianças em Cena: Por uma Política de Educação Infantil para Rede Municipal de Educação de Goiânia/Secretaria Municipal de Educação. – Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014. 

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