CONTEXTUALIZAÇÃO
No início de 2014, reunimos em alguns momentos com o
coletivo para a elaboração da Proposta Político Pedagógica da instituição. Num
desses momentos, utilizamos um questionário como instrumento de avaliação do trabalho
de 2013, e também perguntamos:
- De que forma você acredita que deve ser realizada a
Formação Continuada dos profissionais do CMEI? Qual o assunto de seu interesse
para ser estudado durante 2014?
A maioria dos profissionais respondeu que a formação deve
ser realizada na instituição, com estudos, palestras, oficinas, trocas de
experiências, que de acordo com Cunha e Prado (2010) denomina “formação
centrada na escola” ou “formação em contexto”. Para os assuntos de interesse,
foram citados: alimentação saudável, atendimento as crianças com necessidades
específicas, rotina, etc.
A partir desse contexto, nos recorremos a Avaliação
Institucional de 2013 e verificamos que os itens que ficamos com a cor Amarela
foi no item Organização do Tempo e do Espaço, nos indicadores “Estruturação do
Espaço e Delimitações”, e então voltamos a conversar com a equipe, no
Planejamento Mensal de Março, pois acreditamos que era importante estudarmos
sobre essa temática, até mesmo para que no final desse ano, tenhamos uma cor
verde nestes itens. Além da Avaliação Institucional, a equipe diretiva já havia
feitos algumas observações com a equipe referente a este assunto, e que poderia
ser assunto de estudos. Levamos em consideração também a nova Proposta da SME,
que conceitua que “o plano de formação
se constitui em um conjunto de ações formativas articuladas que tem como
objetivo a formação em contexto, (...) tento como ponto de partida a reflexão
sobre a prática pedagógica dos profissionais que atuam nesse espaço”. (p.124)
A partir dessas reflexões, todo o grupo concordou com a
escolha da temática e fizeram alguns comentários:
Uma professora disse: “Precisamos
compreender melhor o que o espaço da instituição pode oferecer em nosso trabalho
pedagógico.”
Uma Auxiliar de Atividades Educativas: “Na verdade, ficamos meio engessadas com a
rotina e precisamos estudar para mudar nosso trabalho”.
Analisando e refletindo sobre tudo isso, decidimos
coletivamente que a temática do nosso Plano de Formação em 2014, será “Organização
do tempo e do espaço – rotina”.
A partir dessa decisão, precisávamos de um instrumento para
um levantamento prévio dos conhecimentos da equipe sobre o assunto. Pensando nisso,
elaboramos algumas questões e pedimos a todos os servidores que respondessem. (anexo)
A problematização e questões mediadoras são o resultado
dessa pesquisa.
PROBLEMATIZAÇÃO
Como garantir o
entendimento de todos na instituição em
relação a rotina, tempo e espaço como elementos que construirão formas de
sociabilidade e subjetividade das crianças?
1 – As educadoras sabem conceituar
rotina e tempo na ação educativa?
2 – As educadoras sabem diferenciar conceitos
como: espaços e ambientes? Montar um painel com esses conceitos.
3 – Entendemos o espaço como um
agente promotor da aprendizagem?
4 – As educadoras conseguem entender
que a diferença entre cotidiano e rotina?
5 – A rotina do CMEI é pensada de forma
flexível, para organizar o tempo e o espaço?
6 – Planejamos todas as nossas ações
com intencionalidades incluindo os momentos de alimentação, banho e sono?
7 – Como recebemos e entregamos
nossas crianças?
8 – Nos momentos “livres” como deve
ser nossa postura?
9 – A organização do espaço tem privilegiado
a autonomia das crianças?
10 – Temos nos preocupado com a
decoração e com a estética nos agrupamentos? E as produções das crianças, como
são pensadas e expostas?
PLANEJAMENTO DOS ESTUDOS, REFLEXÕES E REGISTROS
1 – Estudo de textos: foram
selecionados pela Coordenação Pedagógica, com a ajuda do Apoio da URE, 24
textos de livros, revistas, artigos do MEC, documentos oficiais, etc.
Alguns serão realizados apenas com a
equipe pedagógica (regentes e auxiliares de atividades educativas) e outros
incluindo os profissionais do administrativo.
Como sabemos que não teremos tempo
para estudar todos esses textos sobre o assunto, foram selecionados pela equipe
diretiva e equipe pedagógica os seguintes textos:
BARBOSA,
Maria Carmen Silva. Por amor e por força:
rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 35 a 46, p.
119 a 135 e p. 137 a 152.
GOIÂNIA,
Secretaria Municipal de Educação.
Departamento Pedagógico, Divisão de Educação Infantil. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de
Educação Infantil para o Município de Goiânia. 1ª Versão para
Consulta Pública, 2012, p. 119 a 130.
GUERREIRO,
Carmen. O tique-taque de cada um.
Revista Educação Infantil. Editora Segmento, 2013, p. 54 a 57.
KRAMER,
Sônia (org). Retratos de um desafio –
crianças e adultos na educação infantil. Editora Ática, p. 82 a 94 e p. 198
a 215.
TOLEDO,
Adriana. Estabelecer uma rotina
produtiva... Revista Nova Escola Educação Infantil, p. 24 a 27.
Sistematização
para esses estudos:
- textos a serem estudados com toda equipe: nos
planejamentos mensais de maio, junho e setembro;
- textos a serem estudados com a equipe pedagógica: nos
planejamentos semanais de abril, maio, agosto e setembro.
Uma ação proposta a partir desses estudos é a realização
de um “exercício” de reflexão com a prática, fazer com que as educadoras
consigam elaborar práticas diferenciadas através da teoria.
Pensamos em realizar esse exercício, através de registros
escritos de cada texto e questionamentos que as façam “pensar” sobre sua
prática na instituição.
Acreditamos que registrando, as educadoras reafirmam sua
condição de autoria, apostando na possibilidade da criação.
2 – Filmagem e fotografia dos agrupamentos e espaços da
instituição, com o intuito de mostrar a equipe e fazer um “antes e depois” após
os estudos e discussões. A filmagem do “antes” será realizada no mês de abril e
do “depois” no mês de outubro. No Planejamento Mensal de Novembro, assistiremos
os dois vídeos e faremos nossas considerações, observações e análise,
verificando se houve mudanças, como, e por que.
3 – Palestra com o apoio da URE – Jennifer sobre o tema.
Essa palestra será ministrada no Planejamento Mensal de Abril (08/04). A partir
desta, também realizar alguma ação que utilize o registro como forma de
reflexão sobre a prática.
4 – Assistir vídeos sobre o assunto:
·
Organização do Tempo e do Espaço: Legislação,
pesquisas e práticas (UNIVESP TV – 16’)
·
A
rotina na Educação Infantil (UNITINS - 5’)
·
Assim
se organiza o ambiente (Série Pralapracá – 12’)
·
Um ambiente para a infância (CINDEDI USP –
8’)
5 – Ouvir a música: Cotidiano (Seu Jorge)
Responder as seguintes perguntas:
O que essa música
relata? Que relação pode fazer com nossa prática pedagógica?
6 – Pedir registros fotográficos de outras instituições
da RME para confeccionarmos um painel para sugestões.
7 - Elaborar uma
rotina para o agrupamento antes dos estudos e outra no final.
8 – Fazer uma Oficina com as famílias para ajudar na
decoração dos agrupamentos.
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