1º. MOMENTO DE FORMAÇÃO
O
estudo do texto:
GUERREIRO,
Carmen. O tique-taque de cada um.
Revista Educação Infantil. Editora Segmento, 2013, p. 54 a 57,
Teve como objetivo principal “iniciar” as discussões a
respeito do tema de nosso Plano de Formação.
Entregamos o texto para as professoras regentes e
auxiliares com uma semana de antecedência ao momento de planejamento semanal, e
pedimos para as mesmas lessem e refletissem, respondendo as questões que já
constavam no artigo.
Realizamos o estudo nos planejamentos semanais, nos dias 02
e 03/04, tanto no matutino quanto no vespertino.
Percebemos que o texto levantou várias inquietações em
relação a nossa rotina, as nossas atitudes com as crianças e também ao movimento que esta rotina proporciona às outras
ações pedagógicas e aos projetos de trabalho.
O foco desse momento era realmente fazer com que as
educadoras percebessem que precisamos ampliar, modificar, melhorar nossa
rotina, nossos espaços e proporcionar um melhor ambiente para todas as crianças,
precisamos também respeitar o tempo de cada uma.
Houve momentos na discussão em que tivemos que intervir
firmemente, objetivando que apenas refletíssemos sobre o que o artigo trazia de
novo para nós, deixando claro que as mudanças aconteceriam ao longo do
processo, dos estudos e das mudanças de concepção.
Enfim, foi um início “agitado”, contudo alcançamos o
objetivo inicial, levando em consideração as discussões e reflexões ocorridas
no desenvolver do planejamento, pelas respostas apresentadas pelas educadoras
nas questões acima descritas e nos registros realizados após o momento.
Segue anexas algumas reflexões acerca do estudo em nosso PAINEL DE ESTUDO, montado na Sala da Coordenação Pedagógica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário