quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MOMENTO DE FORMAÇÃO

Realizamos no dia 29/11/2014 em nosso Planejamento Mensal de Novembro, a finalização do Plano de Formação de 2014. Para esse momento realizamos duas atividades:  
- Realizar uma avaliação com toda a equipe utilizando o mesmo questionário respondido por elas no início do processo, para verificação da ampliação dos conhecimentos após os estudos. (conforme o cronograma)
- E no final, solicitamos as mesmas que fizessem uma reflexão, descrevendo se a problematização e as questões mediadoras foram respondidas, e também se elas perceberam mudanças em sua prática pedagógica durante o ano de 2014.
Percebi que as educadoras ficaram um pouco apreensivas com a primeira ação, pois se sentiram “em avaliação”, contudo deixamos claro para elas, que era um momento de suma importância, pois elas precisavam se auto avaliar e verificar se houve ampliação dos conhecimentos estudados durante o ano.
Após responderem o questionário, entreguei a cada uma o questionário inicial respondido em março para que elas mesmas fizessem uma comparação das respostas dadas nos dois momentos e refletissem.
Em seguida, discutimos sobre os dois questionários e algumas educadoras colocaram suas percepções sobre a ação: “ – Acredito que houve ampliação nos conceitos, pois em março, achava que sabia e respondi muito no senso comum e hoje já entendo realmente os conceitos.” Outra respondeu: “ – No meu caso, acredito que ampliou bastante, mas vejo isso mais na minha prática do que no questionário.” Uma servidora do administrativo disse: “ – Em março, nem respondi algumas questões, pois achava que era atribuição só do professor, hoje entendo que todas nós precisamos aprender sobre esse assunto.”
Após essa discussão, partimos para a segunda ação do Planejamento – fazer a reflexão. Foi um momento mais tranquilo, visto que as discussões já haviam sido realizadas e o entendimento sobre conceito x prática havia sido colocado por várias profissionais.
Foi um encerramento muito produtivo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário